Início Artigos 2017 com boas perspectivas!

2017 com boas perspectivas!

820
0

Presidente da ABIPEM, José Augusto Ferreira de Carvalho, ou simplesmente Augusto, sobre os desafios para a Associação no decorrer desse ano.  

 

Revista RPPS do Brasil – Como foi o balanço da ABIPEM no ano de 2016?

Augusto – Muito Positivo. A ABIPEM a cada ano vem se consolidando como a maior entidade representativa dos RPPSs no Brasil. Em 2016 realizamos novamente três grandes eventos e conseguimos transmitir conhecimento para mais de 2000 participantes entre gestores, servidores e conselheiros. Estamos a cada ano procurando inovar, seja no conteúdo, como também na forma de transmitir esse conhecimento. 

 

RPPS do Brasil –  2017 se mostra como um ano desafiador, mas com expectativas melhores. Você acredita que para o RPPS brasileiro será um bom ano?

Augusto – 2017 será para muitos o ano do recomeço. Sempre após um pleito eleitoral ocorrem muitas mudanças nos RPPSs e para estes Novos Gestores é que temos que dispensar maior atenção. Este ano também será de muito debate e discussões devido a Reforma do Sistema Previdenciário e a ABIPEM também terá uma função muito importante, seja na participação dos grupos de trabalho, como também na defesa dos RPPSs junto ao Congresso Nacional. Esperamos e acreditamos que após a definição de tudo isso alcançaremos um resultado positivo para todo o Regime Próprio.

 

RPPS do Brasil – Em relação a proposta da reforma da previdência, analisando como gestor de RPPS, como você recebeu as mudanças?

Augusto – Com muita preocupação, pois depois das primeiras análises vimos que muitas questões deverão ser discutidas, alteradas e aprimoradas para que os RPPSs não sejam prejudicados. Precisamos cada vez mais disseminar o conhecimento previdenciário e despertar em todos  que alterações serão necessárias e urgentes para a sustentabilidade do sistema, mas também não podemos creditar todo este déficit previdenciário aos servidores públicos.

 

RPPS do Brasil –  Como você vê o trabalho desafiador de capacitar os gestores de RPPS quando a cada ano de eleições eles são trocados por ter sido cargo de indicação política?

Augusto – Este é o principal desafio da ABIPEM. Na eleição de 2012 mais de 70% dos Gestores foram trocados. Mas também temos muito a comemorar, pois centenas de  RPPSs já conseguiram alterar suas legislações e transformar a indicação política em eleição direta com critérios para a nomeação dos  Dirigentes de RPPS. Isto é fruto de nosso trabalho de capacitação e orientação. Sabemos que muito ainda precisa ser feito, mas acreditamos que estamos no caminho certo.