No primeiro dia de mandato, os vereadores de Cáceres (MT) passaram o dia reunidos e definindo os próximos passos da Câmara Municipal. Reunidos por mais de 5 horas no período da manhã, partiram para a análise dos processos em andamento e terminaram o primeiro dia do ano com a celebração de uma missa na casa de leis.
Durante a reunião, foram divididas tarefas entre os vereadores. “Todos aqui temos as nossas demandas para tratar com o público externo, com a população. Mas, também, todos somos responsáveis pelo bom funcionamento da casa, e, se a casa trabalha bem, o vereador tem condições de trabalhar também.” Afirma Dênis Maciel, eleito pela primeira vez pelo PTdoB.
Para o vereador presidente da mesa diretora, Domingos Oliveira (PSB), não existe mais blocos ou chapas dentro da Câmara: “a disputa pela mesa diretora foi até o dia de ontem, na sessão específica para isso. Tínhamos entre nós 15 o compromisso de trabalhar em bloco, como o único poder que somos, poder legislativo, no mesmo nível do prefeito, sem subordinação ou oposição. As discussões entre nós serão frequentes e necessárias, mas, sobre as matérias legislativas. É dessa discussão que virá o consenso do que é o melhor para Cáceres.”
Com vereadores vindos de vários segmentos da sociedade, o grupo definiu que seriam criadas comissões administrativas, para tratar de assuntos internos, de modo a promover uma gestão compartilhada. Cláudio Henrique (PSDB), Valter Zacarkin(PTB) e José Eduardo Torres(PSC) já foram secretários do município e têm vasta experiência nos processos de licitação e contratos administrativos.
Para Cláudio Henrique, essa comissão vai alavancar os processos de contratação da Câmara, garantindo a legalidade: “Temos, no mínimo, 12 processos para iniciar, que incluem desde a reforma do telhado da Câmara, onde está chovendo dentro, até a contratação de sistemas de informática para modernizar os processos. Não podemos perder tempo.”
Às 19 horas foi realizada uma missa e uma procissão. “Nenhum de nós está aqui sem ter agradecido a Deus pela vitória e pelo desafio. Somos homens e mulheres livres e tementes a Deus, cada um na sua religião, mas, todos com o sentimento de gratidão e clamando pela sabedoria divina para guiar nossos passos. Somos pessoas de fé. Sem a fé, nosso trabalho não é nada.” Afirma o vereador Jerônimo (PSB), que organizou a missa e a procissão.
Até o dia 5 deste mês, os parlamentares devem definir a composição das Comissões Legislativas. Na próxima segunda-feira, dia 9, a partir das 15h, será realizada uma sessão extraordinária para sabatinar a presidente indicada para a Previ-Cáceres, Luana Ortega Piovesan. Isso ainda antes do funcionamento normal da Câmara, que será a partir do dia 18.
Fonte: https://www.jornaloeste.com.br/noticias/exibir.asp?id=40091