Ínicio Artigos Jogando limpo com transparência

Jogando limpo com transparência

por limonarte
192 Visualizações

O Presidente do Fundo de Previdência Municipal (Fapen), em parceria com a Prefeitura Municipal de Novo Lino, realizou neste dia 23 de setembro, o Iº Seminário Fapen: Direitos, Deveres e Responsabilidades da Gestão Previdenciária. O Gestor da Instituição, Sr. João Miguel da Silva, levou a público um diagnóstico de informações sobre a situação real do Fundo de Aposentadorias e Pensões Municipal. O Presidente expressou que estava mais que na hora de uma tomada de decisões dos Conselhos e com apoio do gestor municipal, celebrar juntos aos assegurados e demais pessoas o respeito mútuo, a corresponsabilidade, a emancipação e o fortalecimento coletivo dos associados.

O Seminário teve um público local bem significativo, com a participação de Conselhos Previdenciários de municípios vizinhos como Jundiá, Campestre, Matriz de Camaragibe, Colônia de Leopoldina, Pindoba, São Luiz do Quitunde entre outros, assim também com a presença inusitada de grandes especialistas previdenciários de outros estados, especialista da CGU (Controladoria Geral da União), 3it Consultoria, Lema Economia e Finanças, Performance, BRA Consultoria, IPSOL, os quais com seu dinamismo, contribuíram fortemente com uma gama de informações precisa, na qual os presentes se deleitaram de cada tema apresentado.

O objetivo geral do evento foi esclarecer a sociedade local, aos contribuintes e pensionistas a responsabilidade neste processo de construção e transição em que cada membro tem mais que uma MISSÂO, “UM COMPROMISSO” de uma participação ATIVA no Fundo de Previdência, sendo ele contribuinte, assegurado, … ou membro de outra instancia. Por sua vez tem por lei o direito assegurado de cobrar, fiscalizar e ter as informações cabíveis conforme o estatuto que o regem. Sabendo que cada município tem sua lei própria, lei esta que não possa prejudicar os assegurados presentes e mais no futuro próximo.

Em linhas gerais, toda base estrutural do Órgão tem seus riscos: quando há falhas na coordenação e os conselhos não são atuantes. Dessa forma gera a corrupção causada pela irresponsabilidade conjunta, negligenciando a ética moral de uma prestação de contas, a sociedade e aos assegurados.

O sucesso de uma empresa está vinculado no seu saber fazer. Equipe compositora do Conselho atuante, formada e informada pelas formações continuadas (capacitações), trabalhando com transparência, jogando limpo com a sociedade e diminuindo gastos. Isto é, algo primordial na vida financeira da empresa. O que está ruim agora não possa ser pior amanhã e péssimo mais além. Conselho, a missão maior é sua, fique de olho.

Afinal foram temas relevantes enfocados neste dia 23, onde o público ficou satisfeito com todas informações apresentadas. O discurso de cada palestrante ficou bem claro. Eles tiveram o cuidado de usar um repertorio vocabular diversificado, comtemplando a compreensão de todos.

 

Temas Abordados:

– A importância da Participação dos Conselhos na Gestão do RPPS, por Milton Moreira Raimundo (Diretor Presidente do IPSOL, Contador e Especialista em Gestão Previdenciária pela UNIPE/TCE – PB).

– Acesso a Informação, por Dr. Sérgio Moraes Studart – CGU (Controladoria Geral da União).

– Cenário Atual de Perspectivas de Investimentos para RPPS – Por, Vitor Leitão Rocha, Mestre em Economia com ênfase em Finanças e Seguros na UFCE MBA em Finanças pelo IBMEC/RJ.

– Por que RPPS x Regras de Aposentadoria Por, Roosvelt Benedito Alves, CEO do Grupo BRA.

– SIPREV/Gestão de RPPS – Por, Paulo Celidônio, 3IT Consultoria.

Portanto, os elogios ao presidente da Instituição Municipal e sua equipe, ficou por conta de cada palestrante, pela coragem e transparência de prestar um trabalho brilhante, e com responsabilidade ao povo de Novo Lino. Ao final do Seminário o Sr. João Miguel da Silva, Presidente do Fapen (Fundo de Aposentadorias e Pensões do Município de Novo Lino), fez suas considerações finais, agradecendo a sua equipe em geral pelo apoio, aos palestrantes, assegurados, visitantes, ao Gestor Municipal por não medir esforções e está sempre presente. E esteve presente. Se apresentou satisfeito por seu dever cumprido, expressando o desejo de que todos associados tivessem participado do evento, pediu ajuda a todos e que os visitassem.

Afinal o Seminário ficou com o gosto de quero mais.

Por: Epitácio Damásio Ferreira

Veja mais