Ínicio Social RPPS DE NOVO HORIZONTE DO OESTE INCENTIVA EDUCAÇÃO FINANCEIRA A EQUIPE E SERVIDORES MUNICIPAIS

RPPS DE NOVO HORIZONTE DO OESTE INCENTIVA EDUCAÇÃO FINANCEIRA A EQUIPE E SERVIDORES MUNICIPAIS

por Revista RPPS
57 Visualizações

Você já parou para pensar na importância da Educação Financeira? Do Dinheiro? Na relação do dia a dia com o dinheiro, dívidas e investimentos?

Quando compara os dados da população brasileira que fazem investimentos no Mercado Financeiro e claro com conhecimento de Educação Financeira, revela as condições alarmante a qual menos de 2% da população brasileira tinha investimentos até o ano de 2018. Algo bastante promissor dentro desse contexto é que nos últimos anos vem crescendo os incentivos, programas e outros pertinentes a Educação Financeira, mas ainda temos a cultura do desconhecimento referente ao lidar com dinheiro.

Conforme descrito no site da B3 (Bolsa Brasileira), nos últimos anos, teve um aumento significativo no cadastro de pessoas físicas fazendo investimentos na Bolsa de valores brasileira, de acordo com os dados de 2024: “O total de investidores na bolsa brasileira atingiu a marca total de 19,4 milhões de pessoas físicas”, mas esse crescente número não reflete na mesma velocidade o nível de conhecimento mais aprofundado referente a Educação Financeira bem como os investimentos de uma carteira com retorno dos rendimentos com mais qualidade na tomada de decisão das aplicações.

Dessa maneira, a Educação Financeira apresenta como objetivo de proporcionar conhecimento sobre a importância do planejamento financeiro, organização das receitas e despesas, a qual desenvolva uma relação equilibrada com o dinheiro e decisões sobre finanças e consumo e ao mesmo tempo promovam melhorias nas condições de vida e o bem-estar individual e familiar das pessoas.

Importante reforçar que ao entender os fatores que influenciam suas escolhas financeiras, consegue equilibrar seus desejos imediatos com suas necessidades de longo prazo, propiciando o hábito de poupar, relevante pilar na Educação Financeira. Deste modo, todos saem ganhando, pois as pessoas com conhecimento financeiro também contribuem para o bem-estar geral, a qual “quando eu melhoro, o mundo melhora, quando o mundo melhora eu também melhoro” e ao mesmo tempo resultam nas melhorias e condições para lidar com emergências e nos momentos mais difíceis da vida de cada um, Gustavo Cerbasi diz que “investir com qualidade começa pela atitude. A atitude correta, somada a informação, conduz a boas escolhas” (Investimentos Inteligentes).

Em 2021, assumiu a Presidência do IPSNH (Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos de Novo Horizonte do Oeste/RO), o Senhor Carlindo Klug, ao analisar a carteira de investimento do Instituto, verificou que os recursos estavam alocados somente em alguns Fundos de renda fixa. Fez uma sondagem, percebeu que a Equipe, colegiados e os Servidores tinham pouco conhecimento referente a Educação Financeira e Mercado Financeiro.

Ao analisar as estatísticas brasileiras, conforme os dados acima, ou seja, menos de 2% da população brasileira tinham investimentos no mercado financeiro. Não seria diferente no RPPS, também refletindo as mesmas condições, ausência de conhecimento sobre Educação Financeira e Mercado Financeiro.

Partindo desse contexto, foi sendo inserido gradativamente os incentivos junto a Equipe, os colegiados e Servidores do Município para que se sentissem provocadas a estudarem, a buscar conhecimento e entender sobre a dinâmica da Educação Financeira, Mercado Financeiro e preparar para fazerem investimentos.

Esse aprendizado de Educação Financeira é importante para que a Equipe e os servidores do RPPS e município possam fazerem o planejamento de médio e longo prazo, tendo escolhas mais responsáveis e acertadas e que estejam conscientes das suas decisões financeiras e possam organizar as suas finanças, consumo equilibrado e a preparação para o projeto da aposentadoria, pois é comprovado que pessoas com pouco conhecimento financeiro tendem a não planejar o consumo e a aposentadoria. 

O incentivo de estudar sobre Educação Financeira e Mercado Financeiro proporcionado pelo RPPS foi de suma importância, pois, vários membros da Equipe e Servidores já estão fazendo investimentos no mercado financeiro, as discussões sobre os investimentos do IPSNH bem como nas reuniões do Comitê de Investimentos já perpassa pelo debate de como está o cenário geopolítico, macroeconomia, juros e inflação e quais os possíveis Fundos podem ter uma melhor performance de acordo com as perspectivas do mercado financeiro.

Assim, foi plantado a semente da Educação Financeira junto a Equipe e Servidores e os frutos já começam timidamente a surgirem, os resultados estão sendo propagados e a cada momento mais pessoas estão sendo inseridos nessa teia do universo do conhecimento da Educação Financeira e mercado financeiro.

Os resultados e o retorno dos rendimentos das aplicações da carteira do Instituto são visíveis, pois em 2024, conforme os Relatórios mensais e trimestrais de Investimentos, é nítido quando comparado com a carteira de investimentos no início do ano de 2021, a diversificação da carteira, aplicações em Fundos de renda fixa, renda variável, multimercado e Exterior, assim, o IPSNH passou a configurar com melhores retornos dos rendimentos entre os RPPS do Estado.

Carlindo Klug, Professor, 52 anos de idade, Graduado em História pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Especialização em História Regional e Gestão Pública. Mais de 30 anos como Docente no Ensino Fundamental, Médio e Superior. Já atuou como Diretor de Escolas Públicas, Secretário Municipal de Educação, Presidente do Instituto (2021-2024). Tem mais 5 anos estudando o mercado financeiro e com vários cursos sobre mercado financeiro, Educação Financeira e Previdenciário. Tem Certificação CPA-10 e de Dirigente CP RPPS DIRIG-I.

Veja mais